A Pastoral pretende ser cada vez mais o coração do nosso Colégio: um coração que quer e deseja ajudar cada um – alunos, educadores e pais – a compassar a sua vida com a respiração de Deus em nós. Através das mais diversas atividades, procuramos cuidar do coração do cada um, ajudando-o a fazer a descoberta espiritual da presença discreta de Deus na sua realidade – em si, nos outros, na natureza e no mundo.
A Pastoral quer, assim, ajudar cada um a ser “girafa”: a ter um coração grande, capaz de se compadecer misericordiosamente pelo outro e de se inclinar no seu serviço; a ter um olhar largo, descentrado de si próprio e dos seus problemas, capaz de ver a vida como Deus a vê, com esperança e alegria.
Atividades:
Destinatários: Alunos do Jardim de Infância ao 12.º ano.
Coordenação: P. Carlos Carvalho, sj.
Elaborado pela Oficina de Inovação Pedagógica de Formação Humana do Colégio de S. João de Brito (OIPFH-CSJB), o Programa de Formação Humana incorpora o modelo teórico das Forças Humanas do Caráter desenvolvido por Christopher Peterson e Martin Seligman (Character Strengths and Virtues. A Handbook and Classification. 2004). Este modelo, decorrente de um trabalho de investigação realizado no âmbito da Psicologia Positiva, procurou definir as características e ações do ser humano que favorecem não apenas uma melhor saúde mental, mas sobretudo uma vida em sociedade orientada para «a solidariedade, para o florescimento humano e para a paz». Baseando-se num projeto de investigação (Telos Taxonomy Project, 2000), conduzido em diversos países dos diferentes continentes, o modelo propõe uma taxonomia constituída por vinte e quatro “forças humanas do caráter”, que foram agrupadas em seis virtudes fundamentais: a Sabedoria, a Coragem, o Amor/Humanidade, a Justiça, a Temperança e a Transcendência.
O Programa de Formação Humana organiza-se por ciclos de ensino – Jardim de Infância, 1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo e Ensino Secundário –, prevendo atividades a realizar em aula e fora dela, orientadas pelo Professor Responsável de Turma, para o desenvolvimento de particulares forças do caráter, em cada ano. Com efeito, a estruturação do programa tem em vista a articulação horizontal e vertical dos objetivos a atingir, das atividades e projetos a implementar, a adequação aos alunos nas suas diversas condições etárias e psicológicas e a promoção de um crescimento integral, que proporcione o desenvolvimento equilibrado das suas potencialidades humanas, com a construção de um projeto de vida inspirado no modelo de Cristo.
Embora com enfoque especial no modelo das Forças Humanas do Caráter, o programa de Formação Humana tem nas suas raízes:
Para além disso, seguindo as diretrizes ministeriais relativamente à nova componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, as atividades previstas para o ensino básico permitem ainda trabalhar os seguintes temas fundamentais:
Os objetivos deste Programa – num colégio que é uma obra apostólica da Companhia de Jesus - não se esgotam na disciplina de Formação Humana, sendo transversais à lecionação de todas a disciplinas, às atividades da Pastoral, do Serviço Social e do Serviço de Psicopedagogia, à Educação na Interioridade, à Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), às atividades extracurriculares e a todo o processo de modelagem dos educadores. Não obstante, a disciplina de Formação Humana constitui um contexto privilegiado para que, de forma estruturada, se desenvolva um trabalho que contribua para a formação integral dos alunos.
Destinatários: Alunos do 1.º ao 12.º ano.
Parar e estar em silêncio, contrariando a hiperatividade e a hiperestimulação em que vivemos, é cultivar a interioridade, abrir portas dentro de cada um, viver a partir de dentro para uma melhor relação com e para o outro.
Para desenvolver esta dimensão nos alunos, a Oficina de Inovação Pedagógica “Educação para a Interioridade” está a implementar um projeto que pretende desenvolver as três dimensões da pessoa humana (pessoal, social e espiritual), respondendo a três questões: “Quem sou?”, “Como me relaciono?”, “Qual o sentido da vida?”.
Já foram realizadas atividades com alunos de alguns anos, que serão este ano alargadas a todos, por forma a conseguir embeber o quotidiano dos jovens e o nosso modo de proceder diário de momentos que nos abram à nossa interioridade.
Destinatários: Alunos do pré-escolar ao 12.º ano.
O colégio, tendo como lema Educar para Servir, procura formar os seus alunos para serem homens e mulheres para os outros e com os outros. Com o intuito de ajudar a concretizar este objetivo surgiu o projeto SER +, procurando desenvolver atividades sociais com os alunos e comunidade educativa, incentivando-os a descobrirem e envolverem-se com realidades sociais diversas.
O Projeto procura alcançar os seguintes objetivos:
Destinatários: alunos dos 3 aos 18 anos e comunidade educativa.
Horários: Ao longo de todo o ano, com atividades concretas por período.
Coordenação: Carla Cardoso.
Conjunto estruturado de atividades, que decorrem em grupos de 10 a 15 alunos, orientadas por uma psicóloga e com o objetivo de ajudar os jovens a definir o seu projeto de vida. Alguns dos temas abordados são: características de personalidade, interesses, valores, aptidões, história de vida, profissões, etc… A metodologia destas sessões é primordialmente ativa e pretende promover a autogestão, a responsabilidade pessoal, a compreensão das necessidades pessoais, a partilha de histórias e entrevistas em profundidade, o debate e discussão de ideias, a autorreflexão sobre as características pessoais identificadas e o seu relacionamento com diferentes profissões e a forma de continuar a estudar após o 9.º ano.
Destinatários: alunos do 9.º ano.
Períodos em que decorre: de setembro a março, semanalmente e enquadrado nas aulas de Formação Humana.
Coordenação: uma das psicólogas do Colégio.
Designa-se por Prolongamento o tempo que os alunos do Jardim de Infância e do 1.º Ciclo do Ensino Básico permanecem no Colégio entre as 17h00 e as 18h30.
No Jardim de Infância as crianças ficam acompanhadas por educadores não docentes no espaço de recreio ou em espaço interior, próprio para o efeito, conforme a época do ano letivo e as condições climatéricas. As atividades propostas são, na maioria das vezes, de caráter livre e lúdico.
No 1.º Ciclo os alunos ficam acompanhados por educadores docentes e não docentes no espaço de recreio ou em espaço interior (sala de aula ou espaço próprio para o efeito) de acordo com eventuais tarefas escolares que tenham de realizar, e também de acordo com as condições climatéricas. No espaço de recreio as atividades propostas são, na maioria das ocasiões, de caráter livre e lúdico.
Destinatários: Alunos da Infantil e do 1.º CEB.
Coordenação: Coordenador da Infantil e do 1.º CEB.
A Sala de Estudo é um espaço de trabalho, cujo principal objetivo é proporcionar aos alunos o desenvolvimento de hábitos de trabalho autónomo. Os alunos realizam os seus trabalhos de casa, preparam as aulas e consolidam o estudo das diferentes disciplinas, com a supervisão de um professor.
Este espaço destina-se a todos os alunos do 2.º ciclo e funciona após o horário letivo, entre as 16h30 e as 18h, à 2.ª feira, 3.ª feira, 5.ª feira e 6.ª feira, numa sala de aula ou sala de estudo.
Destinatários: alunos do 2.º CEB.
Coordenação: Diretora do 2.º CEB.
As aulas de pedagogia diferenciada de Português e de Matemática são momentos em que os professores alteram os instrumentos e as estratégias, de forma tendencialmente individualizada, de modo a adaptá-los às particularidades dos alunos que frequentam essas aulas.
Destinatários: alunos do 2.º CEB e do 3.º CEB sob proposta do Conselho de Turma.
Coordenação: Diretores do 2.º e do 3.º CEB.
O Colégio oferece programas de atividades para os períodos não letivos, designados “Férias Desportivas”. Pretendem ser espaços para “Educar em Tempo Livre”, através de atividades físico-motoras e expressivas, que visam trabalhar a autonomia, a responsabilidade e a criatividade das crianças e jovens participantes, bem como potenciar a autossuperação e o desenvolvimento de atitudes de diálogo e de respeito pelo outro.
Destinatários: crianças dos 6 aos 15 anos;
Períodos: interrupções letivas do Natal, Páscoa, mês de julho e início de setembro.
Informações: atividades@csjb.pt
Os Campinácios são um movimento de campos de férias inaciano, onde participam os alunos dos dois colégios da Companhia de Jesus em Portugal, liderado por um Assistente Nacional (padre jesuíta), uma Direção Nacional e duas Direções Locais. Todas as atividades e campos de verão que organiza dependem do tempo e dedicação oferecidos gratuitamente por antigos alunos, e têm por base quatro pilares: Deus; Eu; Outros; Natureza.
No nosso Colégio, os Campinácios, para além das atividades nacionais, organizam e propõem atividades locais, que procuram ajudar os alunos a refletirem sobre estes quatro aspetos da vida, por escalões: Triciclos (5.º e 6.º ano); Trotinetas (7.º e 8.º ano); Bicicletas (9.º e 10.º ano); Lambretas (11.º e 12.º ano).
Atividades: Campos de férias e atividades de animação locais.
Destinatários: Alunos do 5.º ao 12.º ano.
Coordenação: Assistente Nacional e Direções Locais.
Procuram potenciar aprendizagens e fomentar valores que complementem as vivências curriculares. Destinam-se aos alunos do 1.º e 2.º CEB e têm inscrição e frequência obrigatórias.
Desenvolvem-se dentro do horário curricular e têm uma carga horária de 2 tempos semanais.
Tendo em consideração a transversalidade das atividades físico-motoras e expressivas propostas, pretende-se que os alunos vivenciem um leque alargado de experiências que possibilitem:
Destinatários: Alunos do 1.º ao 6.º ano.
Horários: 1.º e 2.º ano – 6.ª feira (14h05/15h05 e 15h15/16h15); 3.º e 4.º ano – 3.ª feira (14h05/15h05 e 15h15/16h15); 5.º e 6.º ano – 4ª feira (14h15/15h15 e 15h20/16h20).
Coordenação: Joaquim Sereno.
Saber + (folheto informativo)
São parte fundamental do Projeto Educativo do Colégio de S. João de Brito, concorrendo para a formação integral dos alunos.
Têm inscrição e frequência facultativas e desenvolvem-se fora do horário curricular.
Atividades
Jardim de Infância: ballet, expressão dramática, ginástica, judo, mini ténis, natação.
1.º, 2.º, 3.º CEB e Secundário: costura criativa, grupo de teatro inaciano – GTI, judo, natação, órgão de tubos, piano, ténis, viola, xadrez.
Centro de Línguas Estrangeiras: Espanhol, Francês, Inglês e Mandarim.
Destinatários: alunos do 1.º ao 12.º ano.
Horários: Consultar folheto de ofertas para o ano letivo de 2023/24.
Coordenação: Joaquim Sereno.
Saber + (folheto informativo)
O Colégio coloca à disposição dos seus alunos, após o horário curricular, espaços de prática desportiva para os diversos escalões etários, nas modalidades de: andebol, ginástica, futebol de 7, futebol de 11, natação, ténis e voleibol.
O único objetivo da prática desportiva colegial é contribuir para a formação integral dos alunos, no sentido de estes adquirirem e viverem um estilo de vida humana e cristã.
Têm inscrição e frequência facultativas e desenvolvem-se fora do horário curricular.
Atividades: andebol, ginástica, futebol (de 7 e de 11), natação, ténis, voleibol.
Destinatários: alunos do 1.º ao 12.º ano.
Horários: consultar folheto de ofertas para o ano letivo de 2023/24.
Coordenação: Joaquim Sereno.
Saber + (folheto informativo)
É o programa da Junior Achievement que tornou esta organização mundialmente reconhecida. Trata-se de um projeto de empreendedorismo onde os alunos terão de desenvolver uma ideia de negócio através da criação de uma startup onde cada aluno desempenha uma determinada função. O projeto corresponde a um ano letivo e visa desenvolver competências fundamentais para a vida académica e profissional, nomeadamente competências ao nível comunicacional, organizacional, do planeamento, do trabalho em equipa, das relações interpessoais e da criatividade.
O projeto visa inspirar e preparar os jovens para alcançar o sucesso numa economia global através de três pilares fundamentais: educação para o empreendedorismo, literacia financeira e competências para a empregabilidade.
“Every young person should have a practical entrepreneurial experience before leaving compulsory education.” – European Commission
Destinatários: alunos do 12.º ano de escolaridade.
Horário: variável e divulgado aos alunos no início de cada ano letivo.
Coordenação: professora Sofia Cabrita.
A Sala da Esfera é um espaço dedicado ao desenvolvimento de competências nas áreas da Matemática (Clube da Matemática), das Humanidades (Academia) e das Ciências Experimentais (Núcleo das Ciências). O nome do espaço remete para a "Aula da Esfera" no antigo Colégio de Santo Antão - centro importantíssimo para o desenvolvimento da ciência em Portugal. A Sala da Esfera está aberta todos os dias, das 12h25 às 14h30 e os alunos podem passar lá o intervalo do almoço, entretendo-se com as atividades lúdicas lá propostas, acompanhados por professores que os orientam.
O Clube da Matemática tem como objetivo dar a conhecer e experimentar a riqueza e a abrangência da ciência milenar que é a Matemática. Através de uma vertente mais lúdica e recreativa poderá ser possível aprender e desenvolver estratégias que levem ao sucesso no desempenho de uma tarefa, jogo ou na resolução de um problema matemático. Para tal, o estimular de raciocínios lógico-dedutivos será o suporte no desenvolvimento de competências essenciais que se pretenderão extensíveis para o trabalho que é levado a cabo em sala de aula, nos diferentes ciclos de ensino.
Atividades
Destinatários: alunos do 1.º ao 12.º ano.
Horários: de 2.ª a 6.ª feira entre as 12h30 e as 14h30.
Coordenação: Departamento de Ciências Exatas.
O objetivo da Academia (cujo nome remonta à Academia da Platão) é desenvolver nos jovens a curiosidade, o espírito crítico e o interesse pelas disciplinas ditas "humanísticas". Através de jogos disponibilizados na Sala da Esfera, para uso dos alunos durante o intervalo do almoço, ou de atividades orientadas por professores em horário extraescolar nas diferentes "Academias" em que os alunos se inscrevem por opção, as oportunidades são múltiplas para os jovens ganharem novos conhecimentos de geografia, português, ecologia, história ou filosofia e para, em geral, desenvolverem uma capacidade de análise crítica e discussão da realidade.
Atividades regulares
Academia dos Segundos (2.ºciclo): debate e projetos criativos na área da sensibilização ambiental, animados pela "laudato sì" (prof.ª responsável: Margarida Costa Alves);
Academia dos Terceiros (3.ºciclo): discussão e debate acerca de temas escolhidos pelos alunos a partir da atualidade (prof.ª responsável: Maria Álvares);
Academia dos Grandes (secundário): discussão de seis distopias clássicas da literatura (ex. "1984" de Orwell, "Admirável Mundo Novo" de Huxley ou "Fahrenheit 451" de Bradbury) para, a partir delas, analisar criticamente a realidade (prof.ª responsável: Joana Rigato);
Atividades extraordinárias
Enquadrado no Projeto Educativo do Colégio de S. João de Brito e à luz da Pedagogia Inaciana, o Núcleo das Ciências tem como objetivo contribuir para a construção da cultura científica através da exploração da interdependência entre os fenómenos naturais, a civilização e a humanidade, potenciando o envolvimento da comunidade escolar na compreensão do mundo em que vivemos.
O caminho escolhido para desenvolver esta visão passa pela implementação de um conjunto de medidas e atividades que promovam os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, definidos pela Organização das Nações Unidas, cruzando eixos de ação com objetivos estratégicos tais como: investigação e valorização do conhecimento; ensino, ação social, ação ambiental e cultura; qualidade e comunicação; organização e recursos; comunidade global (internacionalização).
Através da dinamização de atividades baseadas quer na História da Ciência quer nos enormes desafios da atualidade e em reflexões (auto)críticas do uso da ciência pelo ser humano, pretende-se contribuir para que cada interveniente perspetive o mundo em que vive e em que as futuras gerações viverão, tomando consciência do seu papel e do impacto da sua vida no mundo.
Coordenação: professora Sílvia Sepúlveda.