No 9.º ano de escolaridade foram realizadas provas de de avaliação externa nas disciplinas de Português e de Matemática, em substituição das provas de aferição realizadas no passado ano letivo. Tal situação, levou a que as classificações obtidas internamente voltassem a ter influência nas classificações finais das respetivas disciplinas.
Os gráficos seguintes permitem observar o comparativo entre as classificações obtidas internamente e as classificações das respetivas provas de avaliação externa.
Em 2023, tal como havia acontecido em 2022, ao nível do secundário, os exames nacionais não tiveram um caráter de obrigatoriedade para a maioria dos alunos. Neste sentido, realizaram exame os alunos que se encontravam na condição de reprovado ou autoproposto numa determinada disciplina (pelo facto de terem anulado a matrícula na disciplina), os alunos que pretenderam usar os ditos exames como provas de ingresso para o concurso de acesso ao ensino superior e os que procuraram melhorar a sua prestação nas classificações finais de disciplina.
Os exames nacionais realizados incidiram sobre as seguintes disciplinas: Português, Filosofia, Inglês, Matemática A, Desenho A, História A, Física e Química A, Biologia e Geologia, Geometria Descritiva A, Matemática B, Economia A, História B, Geografia A, Literatura Portuguesa e Matemática Aplicada às Ciências Sociais. No conjunto de todos os exames registaram-se, na 1.ª fase, um total de 293 provas realizadas por alunos que frequentaram as respetivas disciplinas ou que assistiram às mesmas por se encontrarem na condição de autopropostos.
No gráfico que se segue foram considerados apenas os alunos que obtiveram classificação interna na respetiva disciplina, sendo apresentado o estudo comparativo entre a média dos resultados obtidos na classificação final da disciplina (CFD) e a média obtida, pelos mesmos alunos, nos exames nacionais (CE) da 1.ª fase.
Total de alunos com frequência do 12.º Ano: 115
Total de candidatos ao Ensino Superior Público (ESP): 103
N.º de colocados no ESP: 92 (89%)
o N.º de colocados na 1.ª opção: 55 (60%)
o N.º de colocados na 2.ª opção: 16 (17%)
o N.º de colocados na 3.ª opção: 9 (10%)
Relativamente ao histórico verifica-se o seguinte:
Relativamente ao total de alunos que entraram no ESP, aproximadamente 3 em cada 4 entraram numa das duas primeiras opções.
Total de alunos por curso (Top 5)
Os 92 alunos colocados em instituições públicas do ensino superior distribuíram-se distribuíram-se por 36 cursos distintos, de 19 faculdades, que estão agregadas a 5 universidades ou institutos politécnicos.