Ano Letivo

Tema do ano

Viver por Amor

De Deus para os outros.

Cartaz Tema do Ano 23.24.jpg

Há alturas, no nosso trabalho diário, em que é difícil sermos conscientes de que Deus esteve, está e estará na nossa vida. Que o seu Amor nos acompanhou desde a nossa infância, que esteve nos nossos momentos de dúvidas e alegria. Que o seu amor está no nosso aluno mais brilhante ou no que mais nos desafia, que está na nossa equipa de trabalho. Na família que nos chama em inúmeras situações para se queixar ou na que nos oferece uma lembrança pelo Natal. O Amor de Deus habita em todos os educadores e no seu trabalho, na equipa de direção, na programação de conteúdos de cada disciplina, sim também aí está presente. Encontramos o seu amor na nossa realidade diária, em como vivemos as nossas amizades, as nossas relações matrimoniais, a nossa solidão, os nossos horizontes, sonhos e desejos. Porque Deus, que é Amor, impregna todo o nosso mundo, toda a nossa vida, toda a nossa história, de uma experiência contracultural. São “lugares” onde Deus se revela e onde é possível encontrarmo-nos com Ele.

Viver por Amor implica que, tendo em conta a nossa realidade, o nosso contexto, sejamos conscientes de que esse Amor é a fonte que dá sentido à nossa vida.

Quando reconhecemos na nossa vida “tanto bem recebido” desencadeia-se em nós uma dinâmica muito natural: “homens e mulheres para os outros”. De frente para o Amor que me põe no centro, está o amor que me descentra, que me lança para o mundo, para transformá-lo, a viver não por êxito, não para alcançar poder, não para ter seguranças, mas para colocar ao serviço dos outros o projeto de vida que necessitamos descobrir. Um Amor que me reconcilia com um amigo, um amor que me compromete no cuidado com a minha avó, um amor que me impulsiona a limpar as margens dos nossos rios, um amor que nos faz denunciar os maus tratos aos sem-abrigo, um amor que nos faz escutar e acompanhar os nossos colegas quando estão cansados… Por isto, como Educadores, estamos chamados a ser e estar para os outros. A encarnar o Amor de Deus numa realidade que luta para reduzir as injustiças e servir o Reino de Deus. Um Amor que se coloque “mais nas obras que nas palavras”.

© Colégio de São João de Brito
Propriedade da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, Alvará nº 980.