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Macacos e Pombos, para lutar contra o bullying


No âmbito das sessões de prevenção do Bullying que, ao longo deste 1º período, têm decorrido nas turmas do 7º ano, esta semana os alunos tiveram a oportunidade de assistir e participar na peça de Teatro-Debate "Macacos e Pombos".

Nesta peça em 6 atos, concebida especialmente para pôr em discussão as dinâmicas do bullying nas escolas, os alunos assistem a uma típica história de opressão de um aluno aparentemente mais "fraco" por um colega mais "popular", mas cujos contornos são, muitas vezes, surpreendentes. Na segunda parte da sessão, os alunos podem pôr em discussão as atitudes das personagens durante a história e intervir em palco, assumindo o papel das mesmas e propondo novas alternativas.

Muitas perguntas ficam no ar, ao longo da peça. Por exemplo:

Cena 1: O teste
Tema: A chantagem
João vê-se obrigado a dar a resposta do teste a Paulo. Como dizer "Não" a uma chantagem que poderá transformar-se num ciclo vicioso?

Cena 2: O “corredor da morte”
Tema: Brincadeiras perigosas / Como pedir ajuda quando sou vítima?
Jogo ou violência física? Qual a fronteira? Se João pedir ajuda a um adulto, perderá os seus amigos? Sofrerá represálias por parte do agressor?

Cena 3: O jogo de espelhos
Tema: Roubo ou empréstimos forçados
Quando testemunho uma situação de furto ou agressão, o que devo fazer? João é vítima de um acto de violência por parte de Paulo, na presença de um colega que não se envolve. Será correta a atitude da testemunha?

Cena 4: A festa
Tema: A exclusão
Luísa, para ser aceite pelo grupo, deve renunciar à amizade de João? João, receoso de ser excluído do grupo, decide afastar-se. Será esta a melhor opção?

Cena 5: Mensagens suaves
Tema: Ofensas, injúrias, ameaças
Como resposta às agressões de Paulo, João responde com mensagens anónimas. Telemóvel, Internet… meios criados para aproximar as pessoas podem converter-se em instrumentos de violência com graves consequências. Como gerir esta nova realidade?

Cena 6: Quem é quem?
Tema: Agressão física / Como pedir ajuda quando sei que sou culpado?
Paulo encontra-se numa situação muito complicada. Pedir ajuda implica reconhecer-se como culpado por erros anteriores. Conseguirá Paulo sair desta situação? Será a agressão física a melhor resposta a um acto de violência, sim ou não?

Temos a certeza de que os alunos não ficaram indiferentes a esta história e que, depois de todo o percurso de prevenção do bullying decorrido ao longo do período, estão mais capazes de intervir para ajudar quem precisa, e defender-se quando necessário.

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