Ano Letivo

Notícias

Dias de Reflexão em turma


Durante este ano letivo, como sempre no nosso colégio, a equipa de Pastoral tem dinamizado manhãs e dias de reflexão com os alunos de todos os anos, a partir do 2.º ciclo. O feedback tem sido muito positivo, com os alunos a mostrarem-se sedentos de atividades deste género e com muita vontade de as realizarem com mais frequência.

Nas turmas de 5.º e 6.º ano os encontros ocuparam uma manhã, com o acompanhamento da professora de Religião Marta Brito e os respetivos professores responsáveis, no CUPAV. Com jogos, vídeos, momentos de oração e discussão, os alunos debruçaram-se sobre os temas da Amizade (5.º ano) e do Perdão (6.º ano) e o padre Pedro Rocha Mendes celebrou uma missa final e o tempo de oração foi muito apreciado.

No 3.º ciclo, o jesuíta Vasco Teixeira e o professor de Religião Filipe Emídio acompanharam as turmas num dia inteiro que permitiu aos alunos parar, refletir e conviver, na Quinta de S. Francisco (Casa do Gaiato). Os temas foram a Comunidade (7.º ano), a Liberdade (8.º ano) e a Justiça (9.º ano) e mais uma vez a oportunidade foi muito bem aproveitada por todos. Com dinâmicas de grupo (de partilha ou de exposição pessoal através de desafios de dramatização), os animadores sentiram que foi possível “chegar aos miúdos”, fazê-los envolverem-se mais uns com outros e marcar uma diferença na rotina. Foi importante também ter tempo para rezar e sossegar o coração. Sendo o espaço escolhido uma casa de residência de pessoas com limitações cognitivas, foi também muito importante para os alunos terem uma oportunidade para contactar com a diferença e integrar isso mesmo na sua visão do mundo.

Por último, os alunos do secundário estão ainda no processo de disfrutar de dias de reflexão importantes para a sua visão de si mesmos, acompanhado pelo padre Luís Onofre. No 10.º ano o tema é “Eu na Família”, no 11.º ano “Eu na turma” (numa ótica de crescimento ao nível da autoestima cristã), e no 12.º ano “Eu no Mundo” (num convite ao serviço e ao voluntariado). Os encontros têm decorrido no CUPAV e tem sido muito importante ter um tempo alargado de partilha em grupo, que culmina numa missa de turma. É determinante para os alunos ter um dia em que todos sentem que têm lugar, em que há espaço para a partilha e exposição de cada um, ao seu ritmo, e em que podem conhecer-se melhor e crescer na comunicação e entendimento mútuo, enquanto turma.

É muito bom podermos ter dias destes e que o colégio nos proporcione tantas ocasiões para crescermos juntos.

© Colégio de São João de Brito
Propriedade da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, Alvará nº 980.