Ano Letivo

Notícias

O Colégio faz 70 anos

Celebramos hoje, a 28 de outubro de 2017, o septuagésimo aniversário do Colégio de S. João de Brito, pelo que estamos todos de parabéns.


Comunicação do Diretor Pedagógico 

"É notável, nos dias que correm, trabalharmos numa instituição que funciona ininterruptamente há 70 anos, que foi capaz de se adaptar a todas as mudanças que a sociedade lhe foi exigindo e que, sobretudo, mantém muito viva a vontade de continuar a acompanhar essa mesma sociedade, uma sociedade que se insere «num mundo crescentemente globalizado e plural […], marcado pelo contínuo e, muitas vezes, acrítico e amoral estímulo ao consumo de coisas e de experiências, assim como pela radical aceleração e diversificação das opções, dos estilos e dos ritmos de vida», como escreve o Padre José Frazão no Plano Apostólico. Repito que sinto o Colégio com uma vitalidade impressionante para dar resposta a este nosso mundo complexo, pois é inequívoco que o pulsar da comunidade educativa se mantém fiel à mundividência humanista cristã e inaciana que, animando o grupo fundador, nos acompanha desde o primeiro momento. E julgo que é esta ideia que é fundamental ter presente neste nosso aniversário: o modo de proceder que justifica a longevidade de sete décadas justifica também a vitalidade da crença atual de que o que quer que o mundo nos reserve nunca será maior do que nós. Na verdade, é apenas um único e o mesmo modo de proceder, pois aquela comunidade de 1947 é também parte da comunidade de 2017, tal como a de 2017 será também parte da comunidade de 2087. Santo Agostinho diz que «unindo-nos ao eterno criador, necessariamente ficaremos unidos à sua eternidade», o que pode ser adaptado ao nosso caso, constatando que é aquele mesmo modo de proceder inaciano e humanista cristão a nossa prova de vida. Saibamos, pois, conservá-lo como o bem que é.

Posto isto, desejo que sintamos neste dia a graça de integrarmos a comunidade educativa do Colégio de S. João de Brito, reconhecendo o agradecimento que é devido a todos os que ao longo destes 70 anos fizeram do Colégio o que ele é hoje e acolhendo dentro de nós a responsabilidade de, sendo fiéis ao que nos define e estrutura, deixarmos aos vindouros um Colégio igualmente vivo e saudável. Façamos esses dois movimentos com a humildade que tem de lhe presidir, compreendendo que a grandeza do Colégio nos transcende temporalmente nos dois sentidos - passado e futuro - e que o nosso contributo, sem dúvida importante, é «Apenas um episódio, um episódio breve,/ nesta cadeia de que [somos] um elo», como diz o poeta Jorge de Sena na famosa carta-poema aos seus filhos.

Tal como foi dito no início do ano letivo, recorremos a este aniversário para lançar o Horizonte 2022. Já foram dados os primeiros passos com a avaliação do Plano Apostólico, que aproveito para agradecer, e outros serão dados em breve. Entre a tradição e a inovação, será este um dos nossos contributos para esta obra.

Muitos parabéns.

Um grande abraço."

Pedro Antunes Valente

Saber +

© Colégio de São João de Brito
Propriedade da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, Alvará nº 980.